A Associação Cultural Artística de Tavira realizou no dia 12 de Dezembro, o evento “Fado com Letras”, no Cine-Teatro António Pinheiro em Tavira, um espectáculo de Fado, Poesia e Dança.
Este evento teve como objectivo principal promover a criatividade artística e literária, bem como valorizar e divulgar jovens fadistas. Um espectáculo apresentado por Márcio Gonçalves que contou com casa cheia e que primou pela qualidade artística.
Os momentos de fado protagonizados pelos jovens fadistas algarvios: Rui Encarnação, Márcio Gonçalves, Sara Minhalma, Emanuela Furtado e Vera Rodrigues, foram acompanhados à guitarra e viola por Aníbal Vinhas e Raimundo Seixas.
Neste evento foi também efectuada a entrega de prémios aos vencedores do concurso de poesia, promovido pela ACAT, tendo os premiados oportunidade de dar a conhecer ao público o(s) seu(s) trabalho(s). No tema A (Fado), na categoria mais de 16 anos, os premiados foram: 1º prémio – Isabel Venâncio com o poema intitulado “Eternamente…fado”; 2º prémio – Glória Marreiros com “Este fado”; 3º prémio – António Cavaco com o trabalho “A voz do fado”; 1º Menção Honrosa – Luís Lourenço com o poema “Um ser de raízes” e por último a 2º Menção Honrosa foi atribuída a Maria Aresta com “Alma do Povo”. No tema B (tema livre), categoria até 15 anos, o júri decidiu atribuir: 1º e 2º prémio a Inês Guilherme com os trabalhos “Meu pai” e “Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento” e o 3º prémio foi atribuído a João Amorim que apresentou a concurso o poema “Joana”. No tema B (tema livre), categoria mais de 16 anos, os premiados foram: 1º prémio – Alberto Pereira com “Mulheres Algemadas”, 2º prémio – João Correia com o trabalho “Sinopse”, o qual foi também premiado com a 2º Menção honrosa deste grupo com o poema “Dialecto”; 3º prémio e 1º Menção Honrosa – Glória Marreiros com os poemas intitulados “Condão” e “Este Mar” respectivamente.
Destaque ainda para a participação do grupo de dança da ACAT “LuzDança” que coreografou vários momentos de fado, e para a Sala de Estudo “Atrium” que fez uma simpática homenagem a Amália Rodrigues.
Um espectáculo cultural de qualidade, cujo balanço é bastante positivo e que cumpriu com o objectivo de cruzar três áreas artísticas – dança, poesia e música.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Foi sem dúvida um dos melhores eventos realizados pela ACAT senão mesmo o melhor. PARABÉNS.
Foi sem dúvida um dos melhores eventos realizados pela ACAT, senão mesmo o melhor. PARABÉNS.
Enviar um comentário